sábado, 17 de fevereiro de 2018

FABIO PORTE - JACARANDÁ DO BRASIL (EXCLUS. T. B )

O segundo trabalho, Jacarandá do Brasil, completamente instrumental, destaca a intimidade que Fábio Porte desenvolveu com a viola caipira após dar os primeiros passos em suas incursões com o pai e a evolução obtida após anos de estudos, hábito que jamais abandonou e o levou, inclusive, a buscar aprimoramento com João Paulo Amaral, regente da Orquestra Filarmônica de Violas (Campinas) e pupilo de Ivan Vilela.

As faixas de Jacarandá do Brasil são homenagens ao país e à pluralidade da nossa cultura. Como a riqueza rítmica do Brasil é diferente de um estado para outro, para mostrar com fidelidade estas particularidades presentes em cada região, às composições ganham cuidadosa maneira de serem interpretadas por Fabio Porte.

1. Viajantes – Rasqueado paulista.
A canção “viajantes”foi composta no ritmo Rasqueado. Originário do interior do Mato Grosso tornou-se um sucesso em todo o país, firmando sua marca e expressão.
Há diferenças na execução desse ritmo, o paulista toca de uma forma mais lenta, ao contrário do ritmo originário mato-grossense.

2. JACARANDÁ DO BRASIL – Cateretê - (título do CD)
Uma madeira de cor forte vinda da natureza é um bem divino, que proporciona uma excelente acústica para instrumentos de corda.
Muito procurado por Luthier para fabricação de instrumentos musicais, o jacarandá é uma das madeiras mais valorizadas, uma preciosidade do Brasil. Tem sido explorada desde a fase colonial. Hoje se encontra na lista de espécies ameaçadas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

3. Itaipu – Rasqueado paulista.
Esta canção vem homenagear a maior geradora de energia do mundo: Itaipu, uma usina hidrelétrica Binacional, construída por dois países: Brasil e Paraguai.
Localizada na região de fronteira, no rio Paraná, entre as cidades de Foz do Iguaçu no Brasil e Ciudad Del Este no Paraguai,está na lista das sete maravilhas do mundo moderno.

4. Pagode do coco – Pagode sertanejo.
Pagode do coco é um estilo musical, onde o violonista executa a levada nordestina do ritmo coco e a viola caipira executa o batido do pagode sertanejo caipira.
Foi criado por TIÃO CARREIRO, que gravou a canção “PAGODE EM BRASÍLIA” de autoria de Lourival dos Santos e Teddy Vieira, especialmente em homenagem à inauguração da cidade de Brasília, a pedido do presidente Juscelino Kubitschek.

5. Viola Mato-Grossense – Polka Paraguaia.
A canção Viola Mato-grossense vem homenagear Helena Meireles, tocadora de viola caipira, cantora, compositora, nascida em 13 de agosto de 1924, com um talento extraordinário. Suas composições eram muito conhecidas no Mato Grosso do Sul. Aos 67 anos se apresentou no teatro e logo em seguida gravou seu primeiro CD.

6. Meu baião – Baião.
A canção Meu baião vem homenagear LUIZ GONZAGA, que recebeu o título de rei do baião e ficou conhecido em todo o mundo por seu carisma e sua obra musical.

7. Baronesa – Valseado.
A instrumental Baronesa foi feita para homenagear a primeira locomotiva a vapor brasileira (1854), um patrimônio histórico nacional. Tinha somente dois vagões de primeira classe e foi a primeira a trafegar no Brasil, inaugurando a ferrovia Barão de Mauá.
O nome Baronesa foi dado à locomotiva como uma homenagem de Dom Pedro II à esposa do Barão de Mauá em 1854.

8. Xote das Marias- Xote.
Uma canção singela como uma lágrima ou um gesto de carinho, ou como todas as mães, aqui representadas pelo nome de Maria.
Na segunda parte ela entristece, representando o choro de Maria ao gerar mais uma vida.

9. Violeirando – Samba.
Uma mistura de swing como modelo da música brasileira, o Samba.
Assim sendo, Violeirando significa que a viola caipira tem um pouco de Samba em sua raiz e também tem história no estado de São Paulo e interior mineiro.

10. Coração de Violeiro- Cateretê.
Esta canção é uma simples melodia, com um pouco do romantismo do violeiro, onde os instrumentos se encontram em um dueto de notas simples e belas harmonias para formar e acompanhar o CORAÇÃO DE VIOLEIRO.


Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista.
Download
TERRA BRASILIS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário