quinta-feira, 2 de março de 2017

CARLINHOS VEIGA E BANDA - PARCEIRAGENS

O cantor e compositor Carlinhos Veiga lançou em 2014 o  CD, “Parceiragens”, oitavo disco de sua carreira. O que torna esse trabalho diferente dos demais é que foi produzido por meio de financiamento coletivo – um crowdfunding – através do “Catarse”, um site que funciona como uma ferramenta que possibilita o financiamento de projetos criativos, via internet e redes sociais. Ao todo foram quase 270 parceiros que investiram recursos dando vida a esse álbum.
Segundo o dicionário, parceiragem é a reunião de pessoas que são parceiras; o mesmo que parceirada. Foi nesse espírito que o CD de Carlinhos foi gravado. Para começar, esse foi o trabalho que ele mais desfrutou de parcerias nas canções, dividindo com vários companheiros e companheiras as autorias. Depois, as parceiragens seguiram com a participação na gravação de vários músicos do cenário brasiliense, tanto instrumentistas como cantores, conferindo riqueza sonora e diversidade às canções.
Carlinhos Veiga nasceu em Goiânia, e desde pequeno foi influenciado pela musicalidade da família. Nos primeiros anos da década de 80 iniciou sua carreira, caracterizada pelo compromisso com as raízes culturais brasileiras.
Muito embora seu trabalho revele grande influência da música regional e traga a sonoridade de instrumentos como a viola caipira e a viola de cocho, entre outros, são inegáveis as nuances urbanas e a influência de grandes nomes da MPB. O resultado é uma miscigenação de sonoridades.
A viola caipira foi introduzida no trabalho de Carlinhos em 1990, quando ainda atuava no grupo musical Expresso Luz. Anos depois participou do Prêmio BEG Natureza, promovido pelo Banco do Estado de Goiás, recebendo o prêmio maior na categoria canção. O resultado foi a gravação de seu primeiro CD solo, TERRA (1995).
Depois disso vieram MENINO (1999), sua primeira produção em Brasília, MATA DO TUMBÁ (2002), SANTA LOUVAÇÃO (2003), SIRIPEQUI – entre mangues e cerrados (2005), gravado em parceria com o artista capixaba Rogério Pinheiro, FLOR DO CERRADO (2007), com o apoio do FAC – Fundo de Arte Cultura, da Secretaria de Cultura do GDF e mais recentemente o CD e DVD CHÃO (2011), gravado ao vivo na cidade de Pirenópolis.
Em 2008 realizou o projeto PELAS ESTRADAS DESSES BRASIS, com o apoio da Funarte – Ministério da Cultura, realizando uma série de quatro shows dividindo o palco com músicos de diversas regiões brasileiras, entre eles o mineiro Telo Borges.
Nos últimos anos Carlinhos se apresentou nos principais espaços culturais de Brasília, e esteve em dezenas de cidades brasileiras em apresentações variadas, desde grandes teatros a espaços mais intimistas. Apresentou-se ainda em Angola, Costa Rica, Portugal, Itália, entre outros países. Em 2008 encerrou o show da prévia do Brazilian Day New York, realizado na véspera desse conhecido festival, em plena 46th Street, sendo aplaudido calorosamente pelo público presente.
Em 2009 foi um dos 60 artistas brasileiros selecionados para a participação no Projeto Pauta Funarte. Em 2010 foi premiado no “Festival Nacional FM”, com a canção Maragogi, e no “Prêmio Tom Jobim de Música”, promovido pelo SESC, com a canção Catavento. Em ambos festivais recebeu a premiação de Júri Popular.
O ano de 2012 foi especial para Carlinhos Veiga. Depois de ser o artista homenageado no evento Som do Céu (BH), se presentou no evento “Sonidos de la tierra”, no México e do The Polite Room, na Inglaterra. Teve sua canção Raiares, parceria com Robson Rodrigues, eleita em primeiro lugar no Prêmio SESC de Música Tom Jobim 2012.
Em 2013, recebeu o terceiro lugar na categoria melhor música do Festival Candango Cantador, com a canção Ouro Preto, sua parceira com Gladir Cabral.
 “Parceiragens”, foi gravado em janeiro de 2014 e  contou com a produção, gravação e edição de Thiago Pinheiro. A masterização foi feita pelo premiado engenheiro de som Dave Glasser (Air Show Martering, Colorado, EUA).

Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista.
Download
TERRA BRASILIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário