segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

XAXADO NOVO - SERTÃO CIGANO

O título Sertão Cigano, escolhido para batizar o primeiro CD da banda Xaxado Novo, já demonstra a intenção de explicitar os elos entre a música do oriente e a do sertão nordestino. Lembrando que os primeiros traços culturais da cultura árabe no Brasil surgem da influência que os portugueses absorveram em quase oito séculos de dominação moura na Península Ibérica.

O trabalho do Xaxado Novo começa pela atração dos integrantes da banda - Davi Freitas, Felipe Gomide, Bruno Duarte e Marcus Simon - três paulistas e um gaúcho, pelo som e a cultura do nordeste brasileiro. Os jovens decidiram então agregar temperos cosmopolitas e o som cigano oriental a baiões e xaxados. Felipe e Bruno integraram a Orqestra Bandida que apresenta trabalho focado nas culturas orientais.

 Nas pesquisas que fizeram pelo nordeste, puderam conhecer também mais profundamente a literatura de cordel. As aventuras dos rapazes, inclusive, são contadas por meio de um cordel impresso, cujo título é “Xaxado Novo no sertão” e que é vendido em shows e redes sociais.

Violão, rabeca, pífano e percussão, somados a davul, sitar e clarinete turco, mostram essa forte influência da cultura árabe em nossa música, em especial a nordestina. No repertório, além de composições dos próprios integrantes, três releituras: “Olha a pisada”, tema de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, “Xaxado Bossa Nova”, de Antônio Barros e “Ouricuri”, de João do Vale.

A ausência da sanfona, que é substituída pela rabeca é outro diferencial do quarteto.
O saboroso registro inicial do Xaxado Novo conta ainda com o luxo de ter na capa xilogravura feita especialmente por J.Borges, um dos mais importantes gravuristas populares do Nordeste.





Muito bom !!
Se vc gostou adquiri o original, valorize a obra do artista.
Download
TERRA BRASILIS
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário